Metodologia
A geometria descritiva utiliza da épura para representar objetos. A imagem do objeto é projetada em um plano por linhas de fuga ortogonais, a chamada projeção ortogonal. A projeção pode ser dada nos planos principais da épura ou em planos auxiliares.Após a projeção, as imagens são rebatidas para o plano do "papel", formando as vistas do objeto. Observa-se que as vistas são alinhadas entre si, no qual uma pessoa pode perceber sua posição relativa.
A geometria descritiva serve como base teórica para o desenho técnico, permitindo a construção de vistas auxiliares, cortes, rebatimentos e interseções de planos e sólidos.
Ensino
O Ensino de Geometria Descritiva dentro dos cursos de Programação Visual têm o intuito de desenvolver a habilidade de visão espacial em ambientes tridimensionais.No entanto têm sido severamente questionada por estudantes destes cursos, pois sua aplicação é voltada a aspectos técnicos como em engenharia e arquitetura, e não existe função de uso dos conceitos aprendidos no dia-a-dia profissional de um designer por exemplo.
Muitas faculdades ao reformarem suas grades têm eliminado sua necessidade substituindo a por disciplinas mais condizentes para a função a que ela se propunha, como desenho artístico e softwares de modelagem tridimensional.
A modelagem tridimensional comporta em seu entendimento e construção conceitos da Geometria Descritiva. É insuficiente o entendimento para gerar maquetes eletrônicas de qualidade sem conteúdos específicos da GD, como por exemplo, a localização de pontos por elaboração de coordenadas (X, Y, Z) ou planos que dão origem a criação de sólidos de revolução.

Nenhum comentário:
Postar um comentário